19
out
2008
Como turbinar o cérebro


                                            

Exercitar a mente não vai   transformar um asno num Einstein, mas pode dar uma forcinha para nos   deixar mais espertos. Vejamos o que fazer:

1- Toque Raul!                                     

Seu cérebro é uma metamorfodse ambulante. E até coisas banais como tocar violão ou sair com os amigos, podem ajudá-lo a funcionar melhor. ” A massa cinzenta é extremamente plástica”, diz  Sidarta Ribeiro, um dos mais influentes neurologista do país. “E o que mais ajuda é ler muito e conversar”. Mas não fica nisso, se você quiser aprimorar uma área específica, como matemática ou a capacidade de leitura, tem como fazer isso de um jeito inusitado. Uma pesquisa publicada em 2008 por um consórcio de 7 grandes universidades americanas, mostrou algo que parece pouco provável, música e teatro  aumentam a capacidade de concentração e geram ganhos tão significativos para a memória que você tem como extrapolar a melhora para outra áreas.

2- Coma Nozes                 

Os ácidos graxos ômega 3, encontrados em nozes, óleos vegetais, salmão e outros peixes, são ótimos para o aprendizado e a memória. Afirma o neurocirurgião Fernando Gómez-Pinilla, da universidade da Califórnia.

Além disso técnicas de ioga ajudam no raciocínio porque corrigem a respiração e mantêm o suprimento de oxigênio ao cérebro. Pelo mesmo motivo, qualquer caminhada já favorece a cognição .

3-Não se Afobe                           

O psiquiatra americano Edward  Hallowell ensina: quando topar com um teste difícil de resolver, conte até 20 , tentando baixar a frequência do pulso e da respiração. Isso é uma forma de mandar ao cérebro um sinal de que está tudo ok. Também não se afobe ao ler um texto longo: a compreensão aumenta quando baixamos a velocidade da leitura.

4-Compre um Nitendo                        

Videogames exigem tanta atividade cerebral que, sim, podem deixar  qualquer um mais inteligente. Essa tese começou a ganhar terreno em 2005, com o livro Everything Bad for You ( ” Tudo o que é bom é ruim para você.”) do jornalista científico Steven Johnson. E hoje, com cada vez mais pesquisas mostrando que o simples fato de manter a cabeça ativa aumenta a cognição, ela vem ganhando terreno.

Fonte: Super Interessante  set/2008.

** Para saber mais:   Treine a Mente. Mude o cérebro   

Sharon Begley,  Fontanar, 2008.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





gravatar
Sonia
outubro 19th, 2008 às 20:26

1

Vale à pena seguirmos essas orientações para melhorarmos o funcionamento do nosso cérebro. :heart: :yes: ;-) :laugh:

Responder

gravatar
Marcinha*
outubro 19th, 2008 às 22:56

2

Minha querida Sonia, agradeço sua carinhosa visita e é sempre bom estar aqui em seu cantinho mágico. Tá lindo demais. > Não sabia da importância das nozes para nossa memória…sou fascinada por elas, como todos os dias duas a tr~es nozes por dia, pois meu colestorel é baixo demais, e foi uma nutricionista que me indicou….adorei!!!! Linda semana pra vc….bjssssssss

Responder

gravatar
outubro 19th, 2008 às 23:45

3

Muito boa sua divulgação dessas dicas, eu já faço algumas delas na tentativa de manter minha capacidade cerebral e evitar doenças fururas.
Tenha uma ótima semana.

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 1:16

4

Oi, Sõnia! Excelente post, minha amiga! O cérebro precisa sim de muita atividade. Bjos e boa semana!

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 4:15

5

Se der crédito perceberá que o poder da mente não mente.
Cadinho RoCo

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 4:29

6

Hoje minha menina estava fazendo um trabalho justamente sobre esse assunto.
Fiquei feliz em saber que você vai participar da blogagem. Coloque o selinho no blog para mostrar a sua participação. Logo vou colocar a lista dos primeiros blogs que já estão participando.
Mil beijinhos!

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 11:47

7

Ótimas dicas, Sônia. Vale mesmo a pena colocar tudo em prática. Obrigada por sua presença lá no meu aniversário, viu? Adorei!!!! Beijo e boa semana!

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 12:10

8

Olá minha querida!

sabe ultimamente tenho feito coisinhas erradas, quer dizer são Pérolas e mais Pérolas, coisinhas de vovó mesmo kkkkentão acho que vou dar uma turbina no meu cérebro.

Linda amigairmã tem dois premios para você lá em casa, com carinho que te reapsso.

Beijos e boa e linda semana!
Rô!

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 12:12

9

:woohoo: Muito bom esse post, Sonia!
Que você tenha uma semana repleta de luz e paz no coração!
Beijos

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 12:57

10

Oi Sônia! Tudo bem?

Obrigada pela visita :) Como vc me achou?

Já adicionei seu blog aos meus favoritos. Gostei muito do post. Não comprarei um Nintendo, mas vou comer mais nozes, hehe. Ah, outra dica boa para o cérebro: você conhece o Sudoku? Vem no formato de palavras cruzadas, mas envolve números. É bem legal.

Passe de vez em qdo pra me visitar.

ótima semana!

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 14:02

11

Sonia, voltei pra dizer que já linkei você lá no Coisas Nossas

^^

Beijo!

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 14:04

12

Sônia, voltei para conferir. Muito interessante mesmo essas coisas né ? Mas será que funcionam mesmo ?

Minha avó sempre disse que comer peixe era bom para a memória, talvez tenha a ver com história do Omega 3 que você falou que tem nas nozes e que também tem nos peixes.

beijos
Lys

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 14:06

13

Execício para as cinzentas, música e teatro? Que beleza!!

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 14:37

14

:whoa:
Ola Sonia!!! Adorei este post. Sempre busco formas de melhorar a memoria. Detalhe: tenho um super nintendo em casa… So nao tenho muito tempo disponivel.
Abraço e seu blog esta o maximo!!

Responder

gravatar
outubro 20th, 2008 às 20:45

15

Muito interessante… Estou pensando seriamente em comprar um videogame…
Bjôoooo

Responder

gravatar
outubro 21st, 2008 às 17:31

16

Hummm … Só não gostei da sugestão de comprar um Nintendo…

Responder

gravatar
Sheila Propheta
outubro 21st, 2008 às 17:43

17

:yes: :laugh: (: Eu amei seu blog e gostei das sugestões.Eu tenho muita dificuldade para entender Matemática,Física e química.Tudo que envolve contas,fórmulas e coisas do gênero,fico desesperada.Eu faço o segundo grau à noite e essas matérias me deixam chateada porque não as entendo.Valeu!Um abraço!

Responder

gravatar
outubro 22nd, 2008 às 23:22

18

Hummm… o meu cérebro está bom então! A mamãe diz que falo pelos cotovelos! :yes:

Responder




[starr] [star] [ss] [sjg] [sapo] [roda] [pula] [pu] [pig] [pais] [ooO] [oh] [oO] [o08] [nho] [meda] [make] [lua] [love u] [lip] [kiss] [ilo] [heartt] [heart] [hap] [godi] [fro] [fant] [eat] [domuu] [domo] [dance] [cupc] [cup] [cooo] [cool] [com] [clap] [cav] [cake] [brilha] [bowww] [blis] [be] [bd] [bad] [assob] [arranca] [anima] [angel] [_)] [^^] [HAHA] [=Ps] [=M] [=)] [:S] [:D:D] [::(] [!] [!!!] (: