24
nov
2008
Os brilhantes cérebros do Mundo


     

As mentes mais extraordinárias da terra pertencem a pessoas que mal conseguem falar ou calçar os sapatos. Conheça os SAVANTS- e o que eles podem nos ensinar sobre os limites da inteligência humana.

   Kim Peek lê um livro de 300 páginas em 40 minutos. Uma  página com cada olho. Esse  americano de 57 anos já leu 9 mil livros, o que dá mais ou menos um a cada dois dias desde a infância. E com uma diferença em relação a você: ele não esquece nada do que leu. Kim sabe de cor a história de todos os países,  seus presidentes, quando eles nasceram, quem foram suas esposas… Recita qualquer trecho da Bíblia , do Alcorão ou da estrutura de um ônibus espacial.

  Daniel Tammet  simplesmente inventou uma matemática particular( faz contas combinando formas imaginárias).Pergunte para Daniel  quanto é, digamos ,27 elevado à 5ª potência. Ele responde rapidinho, sem ter feito conta ou decorado nada.

Daniel e Kim tem outra coisa em comum, além desses superpoderes :  os dois são deficientes mentais, diagnosticados como autistas. Kim mal consegue falar, não sabe abotoar a camisa e, quando criança, lhe recomendaram internação para o resto da vida. Daniel é mais comunicativo, um rapaz bem simpático até, mas se sente perturbado quando anda em ruas movimentadas e é muito desligado. Isso de combinar  algum problema mental com brilhantismo, ou até genialidade, em certas áreas, é conhecido como síndrome de savant ( “sábio”, em francês), uma condição raríssima que desafia as idéias sobre como a mente funciona.

Você pode ser um Savant– Ao que parece , os danos mentais que os savants têm os deixam sem acesso a grande parte da memória consciente.  Então seu cérebro simplesmente transfere as funções dela para a implícita( aquela que nos permite trocar as marchas do carro sem pensar) . E eles fazem automaticamente coisas que temos  que pensar ( e muito) para fazer. Para o neurologista  Allan  Snyder , da Universidade de Sydney, existe um Daniel Tammet dentro da sua cabeça. Esse “savant interior” foi quem fez você aprender a falar. E a coisa mais maluca é que Snyder  quer fazer com que esse savant que um dia esteve em sua cabeça apareça para dar um oi. Como? Aplicando imãs no crânio. A idéia é “desligar” temporariamente partes da massa cinzenta a fim desimular os danos que os savants têm no cérebro. E assim fazer com que você veja o mundo  como se fosse deles. E não é que deu certo? Snyder fez com que pessoas submetidas ao experimento “virassem savants” por algum tempo, desenhando de forma mais precisa ou encontrando com mais facilidade erros de digitação que o cérebro das pessoas normais costuma ignorar. E o australiano vai mais longe. Ele acredita  que novas versões de experiências como essas poderiam despertar a criatividade de gente comum. Afinal, por alguns minutos, poderíamos absorver informações em estado bruto, sem filtro dos padrões mentais. Aí seria possível uasr isso para desafiar idéias preconcebidas e inovar.

Como, aliás , inovaram dois savants famosos: Isaac Newton e Albert Einstein. Não, não existe prova nenhuma de que eles portavam essa condição. Mas alguns neurologistas acham que os dois apresentavam, sim, pelo menos alguns sintomas  da síndrome de Asperger- principalamente inabilidade social e obsessões compulsivas. De fato Newton mal abria a boca e ficava imerso no trabalho a ponto de não comer. E Einstein que se comportava  como um autista até 7 anos , repetindo frases sem parar, era tão desligado que certa vez não percebeu um terremoto enquanto divagava. Talvez nunca saibamos se els  eram ou não versões moderadas  de Daniel Tammet. Mas Einsten pode ter deixado uma pista: “” Uso sinais , imagens mais ou menos claras , como ferramentas para pensar. Elas se encaixam sozinhas, voluntariamente. esse jogo de combinações me parece mais essencial que construções  lógicas com palavras.” Foi o que disse certa vez o alemão.

***Para saber mais: A inteligência- Um Conceito Reformulado

Howard Gardner- Objetiva ,1999.

Born on a Blue Day

Daniel Tammet, Free Press, 2007

**Essa matéria completa encontra-se na Revista Super Interessante -set/2008.
Fonte: Super Interessante -set/2008.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





gravatar
novembro 25th, 2008 às 1:27

1

Muito bom esse texto.
Conta-se que Einstein se esquecia até de almoçar.
Já Ads seu link em http://contosbiblicos.blogspot.com
Muito obrigado pela parceria.

Responder

gravatar
novembro 25th, 2008 às 11:30

2

Gostei muito do post!!! Super interessante! Obrigado pelas doces visitas. Volte sempre!

Responder

gravatar
novembro 25th, 2008 às 13:13

3

Olá…eu voltei pra dizer que linkei vc lá no Periódico.

Se puder me linkar aqui eu agradeço.

Abraço.

Responder

gravatar
novembro 25th, 2008 às 20:56

4

Pobre de mim, de gênio nada tenho, quer dizer, as vezes tenho mau gênio :-P

bjs

Responder

gravatar
novembro 25th, 2008 às 22:52

5

Olá minha amiga Sonia.

Um lindo e espetacular texto!
Uma semana abençoada por deus.
beijos minha linda amiga.
Fique na paz.

Regina Coeli.

Responder

gravatar
novembro 26th, 2008 às 16:24

6

Gostei muito do texto!

Eu também li que o Bill Gates também parece ter a Síndrome de Asperger. Tenho uma colega cuja irmã caçula tem essa Síndrome, mas não conheço a menina pessoalmente.

Beijos

Responder

gravatar
novembro 27th, 2008 às 0:48

7

Ainda bem que eu sou normal…

Responder

gravatar
novembro 27th, 2008 às 18:50

8

Como Deus é maravilhoso. Cria cada ser de uma maneira especial. Fá os dons segundo a sua vontade.

Não sei qual a sindrome desses gênios, mas, com certeza, Deus os preparou e os usou para uma bela obra. Só sabemos de uma parte dela – a que o mundo vê – mas, com certeza, espiritualmente só saberemos depois.

beijos, querida Sônia

Responder

gravatar
Anônimo
dezembro 2nd, 2008 às 11:47

9

Eu amei esse texto e te garanto quem lê-lo irá refletir sobre coisas que só você e sua mente pensam
:love:

Responder




[starr] [star] [ss] [sjg] [sapo] [roda] [pula] [pu] [pig] [pais] [ooO] [oh] [oO] [o08] [nho] [meda] [make] [lua] [love u] [lip] [kiss] [ilo] [heartt] [heart] [hap] [godi] [fro] [fant] [eat] [domuu] [domo] [dance] [cupc] [cup] [cooo] [cool] [com] [clap] [cav] [cake] [brilha] [bowww] [blis] [be] [bd] [bad] [assob] [arranca] [anima] [angel] [_)] [^^] [HAHA] [=Ps] [=M] [=)] [:S] [:D:D] [::(] [!] [!!!] (: