7
fev
2009
Formando Jovens concertistas


Ser músico concertista pode se tornar realidade para jovens de comunidades do Rio de Janeiro. A Secretaria Municipal das Culturas (SMC), em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira(OSB), promove o Projeto Acorde, que tem como meta garantir a formação musical de meninos e meninas de 7 a 13 anos. A oportunidade pode abrir portas para um futuro profissional no meio artístico, mas acima de tudo visa à socilialização e à valorização da cultura. Além disso é importante tanto pelo  seu aspecto lúdico quanto por ser um estímulo à expressão do indivíduo.

O Projeto Acorde começou em 2006 , as unidades trabalham com a formação de músicos concertistas e grupos corais, sempre com intuito de ensinar as crianças como se dá a formação de uma orquestra. De acordo com o violinista-regente e coordenador de projetos educacionais da OSB, Bernardo Bessler, a primeira fase da aprendizagem se concentra na atividade coral, na qual os alunos tem contato com a leitura de partituras e desenvolvem a musicalidade.

Em seguida, começa o estudo de instrumentos de corda como o violino, violoncelo, viola e contrabaixo. ” A ordem é essa  porque primeiro vamos ensinar os instrumentos  que são a grande massa das orquestras. Depois são introduzidos aos poucos os instrumentos de sopro: trompas, trompetes, oboés, fagotes, clarinetes, flautas..” , explica Bessler.

Com a formação já avançada , os jovens podem ser aproveitados no corpo orquestral da Orquestra Sinfônica Jovem, que alimenta a OSB.

Endereços:

Centro Cultural José Bonifácio

Rua Pedro Ernesto ,80 Gamboa

Escola de Música da Rocinha

Av. Niemeyer, 776 São Conrado

Solar Meninos de Luz

Rua Saint Roman, 149

Copacabana

Fragmento de texto retirado da Revista:  Nós da Escola – Prefeitura do Rio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





gravatar
Sonia
fevereiro 7th, 2009 às 23:01

1

:P: :whoa: :woohoo: :laugh: :laugh: :love: Todo e qualquer incentivo e ajuda para que essa juventude tenha um futuro melhor é válido. Nossos jovens precisam de mãos estendidas e muito amor para guiá-los por caminhos melhores. :smack: :love: :whoa: :P: :o): :o): :yum: :yes: :yes:

Responder

gravatar
fevereiro 8th, 2009 às 15:50

2

Muito bom o seu post, se não começarmos a educação , de qualquer tipo, logo não teremos pessoas aptas a fazer arte, cantar, interpretar etc.

Responder

gravatar
fevereiro 8th, 2009 às 17:19

3

Belíssimo projeto Sonia. Além, do social é um investimento no futuro artístico do Brasil.
Abs.

Responder

gravatar
fevereiro 8th, 2009 às 20:14

4

Projeto interessante e de grande responsabilidade social. A formação desses jovens vai contribuir muito com a cultura brasileira.

Responder

gravatar
fevereiro 9th, 2009 às 14:10

5

Essas iniciativas merecem ser aplaudidas. é um projeto que promove educação e cultura e por isso, deve ser sempre divulgado.
Abraço

Responder

gravatar
fevereiro 17th, 2009 às 0:45

6

Sonia minhas desculpas estava com débito, parabéns por maravilhoso trabalho, estou visitando e fique encantado, muito interessante. Fique com Deus, muito sucesso.
Valdemir Reis

Responder

gravatar
abril 5th, 2009 às 9:02

7

Começou em 2006? Já não era sem tempo. Há alguns países da América Latina, pelo menos na música, culturalmente mais adiantados que o Brasil. Argentina, Colômbia e Venezuela, por exemplo. Graças à sua política de popularizar a música entre os jovens a Venezuela tem hoje um músico de 27 anos que é simplesmente o melhor maestro do mundo. Em 30 anos, 2 milhões de jovens passaram pelos cursos do Sistema, que é como se chama o programa venezuelado, criado em 1975. O maestro chama-se Gustavo Dudamel e eu devo escrever sobre ele no blog neste domingo.

Responder




[starr] [star] [ss] [sjg] [sapo] [roda] [pula] [pu] [pig] [pais] [ooO] [oh] [oO] [o08] [nho] [meda] [make] [lua] [love u] [lip] [kiss] [ilo] [heartt] [heart] [hap] [godi] [fro] [fant] [eat] [domuu] [domo] [dance] [cupc] [cup] [cooo] [cool] [com] [clap] [cav] [cake] [brilha] [bowww] [blis] [be] [bd] [bad] [assob] [arranca] [anima] [angel] [_)] [^^] [HAHA] [=Ps] [=M] [=)] [:S] [:D:D] [::(] [!] [!!!] (: