4
jun
2009
História e Cinema


História e Cinema

Os filmes são ótimas fontes para o estudo de história, pois podem abordar aspectos do cotidiano em determinadas épocas, vestuário, hábitos alimentares, entre outros. A sétima arte recria cenários históricos de uma maneira épica e pode tornar o ensino mais dinâmico e interativo. Erros de gravação e curiosidade também pode despertar o interesse do aluno para os fatos abordados. Este espaço é destinado a discutir e divulgar o uso destas mídias nas aulas de História.

Como usar filmes em sala de aula

Existem várias fontes que debatem o uso pedagógico de filmes e pretendo divulgar aqui. Ao ler um artigo sobre cinema na revista Profissão Mestre, uma delas, em especial, me chamou a atenção. Trata-se das dicas extraídas do livro Luz, câmera, gestão – A arte do cinema na arte de gerir pessoas, de Myrna Silveira Brandão.

Vou postar algumas dicas do livro, adaptando para a sala de aula:

  • O filme deve ser cuidadosamente escolhido de acordo com o tema-objeto da aula. É importante levar em consideração a faixa etária dos alunos, o tempo de duração do filme e outros aspectos relacionados à situação específica do conteúdo a ser ministrado;
  • O professor deve assistir ao filme previamente e anotar os pontos e as cenas que ele, como especialista da área, e também como espectador, destacaria para trabalhar os assuntos. Esses pontos podem servir como orientação para os temas a serem trabalhados e debatidos;
  • Ao escolher o filme, é importante ler textos relativos a ele, no sentido de obter elementos adicionais sobre o tema central a ser debatido. Mesmo que um filme possa ser analisado sob vários assuntos, normalmente ele tem um enfoque maior em determinado tema;
  • Os pontos debatidos devem ser anotados e posteriormente distribuídos para todos. A anotação também será um material importante para o professor nas aulas subseqüentes ao filme.
  • Estas dicas eu utilizo em minhas aulas. Algo que também gosto de fazer é interromper trechos do filme e fazer comentários diretos sobre o tema em questão. Não é uma prática muito popular entre os alunos, mas creio ser interessante, pois muitas vezes não é possível projetar o filme todo.

    Acervo de filmes

    Vou postar um acervo de filmes que podem ser utilizados para discutir aspectos históricos em sala de aula. Eles serão divididos em História Geral e História do Brasil, com as subdivisões respectivas. A maior parte da lista foi extraída o Wikipédia e acrescida com algumas informações adicionais.

    Pré-História

    Fantasia: de 1940, produzido pelos estúdios Disney. O Rito da Primavera de Igor Stravinsky é acompanhado de uma animação sobre o surgimento da vida na terra até a extinção dos dinossauros.

    A Guerra do Fogo: de 1981, dirigido por Jean-Jacques Annaud. O filme mostra o cotidiano dos primeiros grupos humanos, representando a linguagem usada por estes homens primitivos, numa aventura em que um trio de guerreiros viaja pela savana em busca do fogo que a sua tribo perdeu e não sabe como fabricar.

    Elo Perdido: de 1988, dirigido por David Hughes. África há um milhão de anos: o último homem-macaco foge dos humanos, que mataram todos os membros do seu clã. Especulação sobre o processo de evolução biológica humana e sobre uma suposta linha evolutiva que terá sido dizimada pelo Homo Sapiens .

    A Tribo da Caverna Dos Ursos: de 1986, dirigido por Michael Chapman. O filme, baseado no romance de Jean M. Auel, conta a história da menina Ayla, interpretada por Daryl Hannah, uma Cro-Magnon que é encontrada por uma tribo de Neandertais.

    História Antiga

    Alexandre: de 2004, dirigido por Oliver Stone. Alexandre, o Grande, foi um conquistador implacável, que aos 32 anos já havia se tornado comandante do maior império do mundo. O filme narra a vida conturbada do mito, desde sua relação com os pais, reis da Macedônia, até suas lutas e conquistas militares.

    Júlio César: de 1953, dirigido por Joseph L. Mankiewicz. Baseado na peça de Shakespeare. Em Roma, César (Louis Calhern) é assassinado, pois os senadores alegam que sua ambição o transformaria em um tirano. Mas Marco Antonio (Marlon Brando) consegue reverter a situação e os conspiradores são obrigados a fugir.

    Cleópatra: de 1963, dirigido por Joseph L. Mankiewicz. Elizabeth Taylor, Richard Burton e Rex Harrison estrelam esta história de poder e traição – a vida da legendária Rainha do Nilo e sua conquista de Júlio César e Marco Antônio.

    Tróia: de 2004, dirigido por Wolfgang Petersen. Baseado nos escritos do grego Homero, Brad Pitt assume o comando de uma espada no papel do virtualmente imbatível guerreiro Aquiles. Orlando Bloom e Diane Kruger vivem os amantes – Páris e Helena, respectivamente – que trazem a guerra por causa de sua paixão proibida.

    Spartacus: de 1960, dirigido por Stanley Kubrick, com Kirk Douglas. Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador.

    300: de 2006, dirigido por Zack Snyder. Em 480 antes de Cristo, durante a Batalha das Termópilas, o rei de Esparta, Leônidas (Gerard Butler), lidera seu exército contra o avanço dos Persas, comandados por Xerxes (Rodrigo Santoro).

    Ben-Hur: de 1959, dirigido por William Wyler. Em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu que acaba sendo condenado a viver como escravo em uma galera romana, devido a divergências políticas com Messala (Stephen Boyd).

    Gladiador: de 2000, dirigido por Ridley Scott. Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano.

    Quo Vadis: de 1951, dirigido por Mervyn LeRoy. Após três anos em campanha, o general Marcus Vinicius (Robert Taylor) retorna à Roma e encontra Lygia (Deborah Kerr), uma cristã por quem se apaixona.

    Roma: série produzida pela BBC, HBO e RAI, em 2005. A série se passa em 52 a.C., quando o general romano Júlio César derrota seu inimigo Vercingétorix na batalha de Alésia. Seu êxito desequilibra a batalha pelo poder contra o cônsul de Roma, Pompeu.

    Jesus de Nazaré: minissérie para a televisão de 1977, dirigida por Franco Zeffirelli. Concebido pela Virgem Maria (Olivia Hussey) e passando por uma sofrida infância de peregrinação, Jesus (Robert Powell) veio a terra com a missão de salvar os homens, mas é traído e humilhado justamente por eles.

    O Pequeno Buda: de 1994, dirigido por Bernardo Bertolucci, com Keanu Reeves. Um pequeno jovem americano conhece um grupo de monges tibetanos que asseguram que ele é a reencarnação de um verdadeiro professor Budista. Sob a incredibilidade inicial, pais e filho partem rumo ao país asiático onde encontram crenças e formas de vida muito distintas das suas.

    A Paixão de Cristo: de 2004, dirigido por Mel Gibson. O filme recria as últimas doze horas da vida de Jesus de Nazaré, antes da cruz. O trama do filme começa no Jardim das Oliveiras (Getsêmani) onde Jesus vai orar após a Última Ceia.

    *******   Esse post educativo, me foi fornecido pelo meu colega Prof. Michel Visitem o Blog dele e conheça que o ensino de História não é um bicho de sete cabeças.

    Prof. Michel

    Ensino de História, Mídias Digitais e Web 2.5

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





    gravatar
    junho 5th, 2009 às 0:10

    1

    Oi, Sonia, eu ainda tenho muito o que mexer nesta parte de história e cinema. Valeu pelo carinho. Um grande beijo.

    Responder

    gravatar
    junho 5th, 2009 às 3:17

    2

    Adoro cinema! E tenho que admitir que sou tarada por filmes em geral! Assisto um monte um atrás do outro e viajo!!

    bjinhos :love:

    Responder

    gravatar
    nando
    junho 12th, 2009 às 12:44

    3

    Opa, agora que eu vi esse post! Ah, acho que vc lembrou de mim quando escreveu ele né? rsrsrsrsr
    Lindo, lindo!

    Responder




    [starr] [star] [ss] [sjg] [sapo] [roda] [pula] [pu] [pig] [pais] [ooO] [oh] [oO] [o08] [nho] [meda] [make] [lua] [love u] [lip] [kiss] [ilo] [heartt] [heart] [hap] [godi] [fro] [fant] [eat] [domuu] [domo] [dance] [cupc] [cup] [cooo] [cool] [com] [clap] [cav] [cake] [brilha] [bowww] [blis] [be] [bd] [bad] [assob] [arranca] [anima] [angel] [_)] [^^] [HAHA] [=Ps] [=M] [=)] [:S] [:D:D] [::(] [!] [!!!] (: