28
jun
2009
História e Games


História e Games

A geração da década de 1980, cresceu marcada pelo surgimento dos games eletrônicos. A partir daí, os games foram adquirindo uma sofisticação e grau de detalhamento tão grandes, que passaram a se tornar diversão não apenas de crianças e adolescentes, mas também dos adultos, que chegam a despender várias horas na frente da telinha. Este espaço é destinado a discutir e divulgar o uso de jogos eletrônicos nas aulas de História.

Age of Empires

Um game que se tornou famoso nos últimos anos é a coleção Age of Empires, da Ensemble Studios. O jogo segue o estilo Estratégia em Tempo Real (RTS), cuja idéia é desenvolver uma civilização a partir de determinadas épocas históricas. Dessa forma, no Age I, a civilização é construída a partir da pré-história, com a escolha de civilizações da antiguidade oriental e clássica, como fenícios, persas e romanos. O Age II foca em povos que viveram no período conhecido como Idade Média. O Age III, por sua vez, aborda o encontro de civilizações e as trocas culturas efetuadas a partir do século XIV, a partir do que se denomina Idade Moderna. Todos os três títulos possuem traços interessantes de representação histórica nas características de cada civilização.

Por exemplo, os fenícios, na antiguidade, eram conhecidos como grandes navegadores pelo comércio no Mar Mediterrâneo, tendo fundado colônias como Cartago, no norte da África. No Age I, o jogador que escolhe a civilização fenícia recebe bônus de navegação em guerras marítimas e no comércio. Torna-se bem interessante explorar estas características em sala-de-aula.

O jogo adquire contornos ideológicos na sua conjuntura. Como o objetivo é desenvolver a civilização de uma maneira linear, com traços evolutivos (de baixo para cima) e invadir, guerrear e conquistar outras civilizações, fica implícito o caráter imperialista do game. É como se cada sociedade no planeta devesse seguir o mesmo caminho evolutivo, que levaram romanos, ingleses e norte-americanos a ter controle econômico, político e militar sobre boa parte do planeta.

Jogos em Flash

Outros tipos de jogos que estão se popularizando são aqueles produzidos no formato flash. Eles vem adquirindo cada vez mais qualidade gráfica e jogabilidade. A grande vantagem é que não precisa ser instalado para rodar, e pode ser linkado como qualquer outra página na web, de forma que não é necessário um grande processador ou placa de vídeo para jogar, apenas o acesso à internet com uma velocidade de banda razoável, dependendo do jogo.

Alguns destes games são elaborados para fins didáticos, como é o caso de The Mummy Maker (O Embalsamador), da BBC-History. O objetivo deste jogo é organizar o processo de mumificação de um corpo, para que o mesmo possa fazer a travessia ao mundo dos mortos. Trabalha bem o imaginário religioso egípcio e pode ser utilizado pelo professor em uma aula sobre cultura e religião no Antigo Egito.

*****http://www.webdigitaleducator.blogspot.com/ Visitem esse maravilhoso Blog do Prof Michel, que é um espaço recheado de cultura, informação e ótimas dicas para o ensino dinâmico de história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





gravatar
junho 28th, 2009 às 21:00

1

É isso aí, Sonia, o post ficou bem legal mesmo. Vc vai ver como vão ficar estes canais daqui há algum tempo, hehe. Um abração

Responder

gravatar
Sonia
junho 29th, 2009 às 1:27

2

:woohoo: :whoa: :laugh: :yes: Obrigada Michel por disponibilizar esse texto para eu poder compartilhar com meus leitores.VALEU!!!!!!!

Responder

gravatar
junho 29th, 2009 às 14:47

3

Oi Sonia.. depois de uma longa férias de Blogs, estou de volta… O seu cantinho como sempre muito interessante, informativo e cultural…..parabens
abraços

Responder




[starr] [star] [ss] [sjg] [sapo] [roda] [pula] [pu] [pig] [pais] [ooO] [oh] [oO] [o08] [nho] [meda] [make] [lua] [love u] [lip] [kiss] [ilo] [heartt] [heart] [hap] [godi] [fro] [fant] [eat] [domuu] [domo] [dance] [cupc] [cup] [cooo] [cool] [com] [clap] [cav] [cake] [brilha] [bowww] [blis] [be] [bd] [bad] [assob] [arranca] [anima] [angel] [_)] [^^] [HAHA] [=Ps] [=M] [=)] [:S] [:D:D] [::(] [!] [!!!] (: