13
jul
2009
Conheça (e veja) obras e monumentos através de visitas virtuais


Conheça (e veja) obras e monumentos através de visitas virtuais

}

Estou criando este post para compartilhar, com os leitores, visitas virtuais a diferentes partes do Brasil e do mundo.

A tecnologia utilizada na criação de visitas virtuais, permite ao “turista” reconhecer o local em três dimensões, vivenciando o ambiente como se estivesse ali presente.


Aliás, a tecnologia 3D dá a sensação de que estamos caminhando naquele ambiente, visualizando em distância ou aproximação. Às vezes, dá até a impressão que estamos flutuando aqui ou ali =D

Os professores de história, artes, ciência humanas, ou áreas afins, podem utilizar estas visitas virtuais para mostrar aos alunos as características de uma obra ou monumento, quase como se estivesse visitando ao vivo. Aliás, em conjunto com um quadro digital (smartboard), a visita se torna uma experiência incrível!

Vou inserir, juntamento com a obra ou monumento, um breve histórico e localização, para facilitar a vida do leitor. Este post vai estar em constante atualização.

Brasil

Rio de Janeiro

Pão de Açúcar: Há várias versões sobre o seu nome. Uma delas diz que, nos séc. XVI e XVII, após a cana ser espremida e o caldo fervido, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica, denominada “pão de açúcar”. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.

Cristo Redentor: Localizado no topo do morro do Corcovado, o Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, sendo considerada a maior estátua de Cristo. Foi eleito uma das sete novas maravilhas mundiais.

Brasília

Palácio da Alvorada: Localizado às margens do lago Paranoá, o Palácio da Alvorada foi inaugurado em 1958, sendo a residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil.

França

Torre Eiffel: Localizada no Campo de Marte, às margens do rio Sena, a Torre Eiffel foi inaugurada em 1889 para honrar o centenário da Revolução Francesa.

Itália

Coliseu: Localizado no centro de Roma, o Coliseu foi inaugurado, aproximadamente, no ano 81. Era capaz de albergar perto de 50 mil pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos, sendo o combate de gladiadores o mais conhecido. Foi eleito uma das sete novas maravilhas mundiais.

China

A Grande Muralha: Localizada entre o Mar Amarelo, o deserto de Góbi e a Mongólia, a Muralha da China é uma estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial, ao longo de dois milênios. Foi eleita uma das sete novas maravilhas mundiais.

Jordânia

Petra: Localizada no grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba, Petra foi uma cidade milenar, com estruturas esculpidas na rocha bruta, como El Khazneh – A Câmara do Tesouro. Foi eleita uma das sete novas maravilhas mundiais.

Índia

Taj Mahal: Localizado na cidade de Agra, Taj Mahal foi feita entre 1630 e 1652, com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam. Foi eleito uma das sete novas maravilhas mundiais.

Peru

Machu Picchu: Localizado no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, Machu Picchu foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca. Foi eleito uma das sete novas maravilhas mundiais.

México

Chichén Itzá: localizada no estado mexicano de Iucatã, Chichén Itzá é uma cidade arqueológica que funcionou como centro político e económico da civilização Maia, a partir de 435, ano aproximado de sua fundação. Foi eleita uma das sete novas maravilhas mundiais.

Um grande abraço,

Prof_Michel

http://webdigitaleducator.blogspot.com

http://twitter.com/profmichel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





gravatar
Sonia
julho 13th, 2009 às 3:14

1

:woohoo: :whoa: Gente eu achei maravilhoso esse post do Michel. Conhecer os pontos turísticos e históricos se tornou uma agradável viagem. O ensino de História torna-se dinâmico e criativo. Eu achei simplesmente maravilhoso!!! Parabéns Michel pelo capricho e boas idéias.

Responder

gravatar
julho 13th, 2009 às 21:43

2

Eu também adorei Sônia!!! Obrigada por compartilhar conosco esta maravilha!

Beijos, que sua semana seja iluminada de amor e paz!

Responder

gravatar
julho 14th, 2009 às 0:59

3

Oi, Sonia. Mais uma vez o teu post ficou infinitamente melhor que o meu :)

Um grande beijo,
Prof_Michel

Responder

gravatar
julho 17th, 2009 às 18:52

4

o como e lindo nosso planeta, e o que esta dentro dele também, vamos preservar nossa historia e monstrar que sabemos viver aqui…valeu Soninha…fuiiiiiii:(

Responder




[starr] [star] [ss] [sjg] [sapo] [roda] [pula] [pu] [pig] [pais] [ooO] [oh] [oO] [o08] [nho] [meda] [make] [lua] [love u] [lip] [kiss] [ilo] [heartt] [heart] [hap] [godi] [fro] [fant] [eat] [domuu] [domo] [dance] [cupc] [cup] [cooo] [cool] [com] [clap] [cav] [cake] [brilha] [bowww] [blis] [be] [bd] [bad] [assob] [arranca] [anima] [angel] [_)] [^^] [HAHA] [=Ps] [=M] [=)] [:S] [:D:D] [::(] [!] [!!!] (: