20
abr
2013
Não fique incomodada e nem acomodada
Categorias: informação, Saúde, Vida


Estava lendo um artigo muito interessante e informativo da Drª Beatriz Helena Purim,ginecologista,há mais de 20 anos, que dá todas as coordenadas sobre, menstruação, cólicas,inflamação etc… Procurarei colocar aqui detalhadamente para vocês entenderem esse processo incômodo e, até doloroso em nós mulheres mensalmente:

 photo colica_menstrual_4d54a5fe63459-413816-4d54a5fe647e1.jpg
1- Antes de mais nada é bom lembrar que a menstruação ,nada mais é do que uma gravidez frustada, ou seja, o organismo feminino esteve se preparando durante cerca de um mês para conceber uma gravidez, que, por diversas razão, não ocorreu. O útero então, por mecanismos hormonais e inflamatórios elimina, expulsa a camada que receberia o óvulo fecundado.

O material inutilizado se exterioriza como um fluxo sanguíneo, com volume aproximado de 150 ml de sangue com pequenos coágulos e muco que dura de 3 a 5 dias.

2- Com relação à cólica menstrual, sabemos que algum nível de dor seria normal ocorrer devido aos mecanismos de eliminação do fluxo. A intensidade e duração da cólica é que pode ser prejudicial
e inclusive anormal pela possibilidade de doenças mais sérias como causa.

3-Uma das queixas mais comuns nos atendimentos de ginecologia é a cólica menstrual. É uma cólica na região baixa do abdomen, mas que pode refletir nas costas e nas pernas. A dismenorréia , como também é chamada a cólica, pode ser acompanhada por outros sintomas como: náuseas, vômitos, sonolência, sensação de desmaio e dores de cabeça.

Notem como esse conjunto de sintomas diminui a qualidade de vida e a produtividade nesses dias menstruais!

4- A dismenorréia secundária pode ser sintomas de: miomas uterinos,pólipos do endométrio e de uma doença que notamos mais frequentemente que é a endometriose.

A endometriose
se caracteriza pela presença de endométrio, que é a camada interna do útero, fora da cavidade uterina. O implante de tecido endometrial pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é frequentemente na região da pelve que vai se fixar e provocar reações inflamatórias e aderências.

A mulher moderna tem que ter uma alimentação saudável e realizar atividade física regular,inclusive no período menstrual. Lembre-se da produção de endorfinas, um analgésico natural,induzidas pelos exercícios físicos e por atividades prazerosas!

* Nada de ficar na cama, sem lavar os cabelos,tomar banho, ou colocar os pés descalços no chão! Não há fundamento algum para essas limitações.

Então não fique incomodada, muito menos acomodada! Converse com o seu ginecologista sobre os incômodos do seu período menstrual.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





gravatar
Karlla Pedrosa
abril 20th, 2013 às 20:07

1

ADOREI! Uma vez, em uma palestra escutei uma resposta de um aluno em uma prova que perguntava sobre a MENSTRUAÇÃO… o mesmo definiu que “Menstruação seria as lágrimas de um útero não correspondido.” [fro]

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Karlla Pedrosa, [cooo] [bowww] [lip] [pais] [^^] [^^] Que bacana Karlla!!! Que definição mais poética,adorei.Obrigada por me honrar com sua visitinha.Beijos

[pula] [blis] [fro]

Responder

Karlla Pedrosa Respondeu:

@Sonia Regly, [dance] Obrigada a vc, fofa. [starr]

Responder

gravatar
abril 20th, 2013 às 20:25

2

Sonia,

Otimas dicas, excelente informação.
Em breve vou ter um botão se abrindo em flor!

Beijos

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Sissym, [pais] [^^] [lip] [cooo] [love u] [lip] Minha Gi, já ficou mocinha esse ano. Dá peninha, pois ainda é muito infantil e, a gente sabe que é um incômodo. Obrigada por passar por aqui. Beijos

Responder

Sissym Respondeu:

@Sonia Regly, vc tem razão, a minha tambem é tao infantil, mal dá para acreditar que a qq hora vai acontecer. bjs

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Sissym, [pais] [roda] [clap] [fro] [oO] [bowww] [=)] [^^] Dá uma dor no coração, pois nós todas, já passamos por isso e, sabemos como é chato, incômodo e, para elas que ainda são crianças, acho pior. Por mim, só ficariam menstruadas,lá pelos 30 anos.Bem adultas!!! [anima] [godi] [fro] [be] [be]

gravatar
Debora
abril 20th, 2013 às 22:06

3

Graças a Deus não sofro de cólicas, alipas nunca sofri, mas Alice e Amanda tadinhas padecem, só faltam ficar hospitalizadas de tanto que sofrem…..

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Debora, [pais] [^^] [anima] [bowww] [love u] Débora,
Esse período menstrual, todas nós, gostaríamos de não sentir nada. Eu tb não sentia cólicas.Meu problema foi pólipos, operei e ficou todo bem. Evelyn, tb sente muita cólica. Obrigada por passar por aqui.Beijos

Responder




[starr] [star] [ss] [sjg] [sapo] [roda] [pula] [pu] [pig] [pais] [ooO] [oh] [oO] [o08] [nho] [meda] [make] [lua] [love u] [lip] [kiss] [ilo] [heartt] [heart] [hap] [godi] [fro] [fant] [eat] [domuu] [domo] [dance] [cupc] [cup] [cooo] [cool] [com] [clap] [cav] [cake] [brilha] [bowww] [blis] [be] [bd] [bad] [assob] [arranca] [anima] [angel] [_)] [^^] [HAHA] [=Ps] [=M] [=)] [:S] [:D:D] [::(] [!] [!!!] (: