7
set
2013
Conhecendo o Sabiá Laranjeira


 photo SABIAacuteLARANJEIRA5.jpg

.

Sabiá laranjeira
Características : Mede 25cm de comprimento e pesa de 75 g. Pode viver em torno de 30 anos. A coloração de suas costas é cinza-escuro, peito pardo-claro, gola raiada de tons preto e branco e abdome vermelho alaranjado que pode mudar de tom conforme a região, a do nordeste brasileiro é bem mais claro, bem mais amarelado. Não há disformismo sexual, a fêmea é exatamente igual ao macho, não se consegue separar um do outro, facilmente. É um dos pássaros mais famosos do Brasil.
.
Habitat : Matas, cerrados, parques e quintais, e até dentro do centro de cidades como o Rio de Janeiro quando há alguma arborização. Em regiões mais secas, sempre a beira de rios e de lagoas.
.
Ocorrência : Estados litorâneos, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Sua distribuição ocorre em quase todo o território brasileiro à exceção da floresta amazônica, do Maranhão ao Rio Grande do Sul.

 photo SABIAacuteLARANJEIRA4.jpg

.
Hábitos : O canto dessa espécie é considerado um dos mais bonitos de toda nossa avifauna, tendo sido inclusive escolhida como uma das candidatas a ave símbolo do Brasil. O canto varia de região para região, de mata para mata, de indivíduo para indivíduo, podendo haver milhares de tipos de
cantos diferentes. Seu canto é longo e melodioso assemelhado ao som de uma flauta e dependendo do local pode-se escutá-lo a mais de um quilômetro

Alguns repetem o canto e chegam a passar até dois minutos emitindo-o, sem parar. É um pássaro territorialista, e demarca uma área geográfica quando está em processo de reprodução e não aceita a presença de outras aves da espécie, a fêmea também é muito valente. Quando não estão em processo do choco ou na fase do fogo e que a libido está em alta, quase não cantam e podem ser vistos agrupados, especialmente no chão a comerem frutos e insetos.

Alimentação
: Onívoro. Consomem quase todas as frutas de pomares com preferência para o mamão e abacate e de árvores silvestres abundantes em nosso País. Apreciam também pimenta, amora e alguns legumes. Minhocas e insetos.
Reprodução : primavera-verão. Ao iniciarem-se as chuvas ao final do mês de agosto, cantam muito para estimular suas fêmeas e fixarem sua morada, notadamente ao amanhecer e ao entardecer. O ninho é construído na copa de árvores a partir de fibras vegetais e barro, possuindo forma de tigela. O número de ovos de cada postura é quase sempre 2, às vezes 3, de cor verde-azulado. Cada fêmea choca 3 vezes por ano. O filhote nasce aos treze dias depois de a fêmea deitar e sai do ninho também aos treze dias de idade e pode ser separado da mãe com 35 dias.
Ameaças : Caça para o tráfico de animais silvestres e destruição do habitat

 photo SABIAacuteLARANJEIRA4.jpg

**Essas fotos,eu tirei do ninho que eles fizeram no pé de acerola, aqui de casa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





gravatar
Telma
setembro 7th, 2013 às 21:34

1

Amo os pássaros! Achei muito lindo, o fato deles terem construido o ninho no seu quintal significa que sentiram paz e segurança neste local!

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Telma, [pais] [roda] [roda] Telma,
Todos os dias nós vamos dar uma olhadinha. É gostoso sentir a natureza assim,tão pertinho de nós. [clap] [clap] [pula] [pula]

Responder

Telma Respondeu:

Aqui em casa fazem ninho no pinheiro, rolinha e estes passarinhos preto e branco que não sei o nome! Já fizeram também no pé da árvore da felicidade bem na minha varanda, eu vibrava com eles!

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Telma, [pais] [dance] [cooo] [oh] Telmaaa,

Deus na sua infinita sabedoria,nos proporciona esses momentos que, com certeza, valem de uma terapia para nós.Eu me divirto, vendo esses bichinhos. [dance] [dance]

gravatar
setembro 8th, 2013 às 10:06

2

Mas, como todos os filhotes, quando pequeninos são muito feios.

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Joselito, [pais] [pais] [dance] [dance] Feios mesmo!!Mas, grandes,são lindos e cantam que é uma beleza!!! [cooo] [cooo] [HAHA] [HAHA]

Responder




[starr] [star] [ss] [sjg] [sapo] [roda] [pula] [pu] [pig] [pais] [ooO] [oh] [oO] [o08] [nho] [meda] [make] [lua] [love u] [lip] [kiss] [ilo] [heartt] [heart] [hap] [godi] [fro] [fant] [eat] [domuu] [domo] [dance] [cupc] [cup] [cooo] [cool] [com] [clap] [cav] [cake] [brilha] [bowww] [blis] [be] [bd] [bad] [assob] [arranca] [anima] [angel] [_)] [^^] [HAHA] [=Ps] [=M] [=)] [:S] [:D:D] [::(] [!] [!!!] (: