27
nov
2013
Os medos incutidos na gente
Categorias: comportamento, família, Vida


 photo mangaeleite.jpg

.

As nossas mães, e o que elas passam para nós na infância tem grande peso e , ficamos com aquilo na cabeça até sermos adultos. A minha por exemplo, me falava que:

* Se chupasse manga e logo em seguida tomasse leite,nós morreríamos.
* Após o almoço, não podíamos tomar banho, pois iríamos ficar tortos.
* Lavar a cabeça de barriga cheia,nem pensar!!
* Se estivesse menstruada,não se podia lavar a cabeça, pois fazia mal.
* Se sonhasse com dente,iria morrer alguém.
* Se chupasse uma laranja, não poderia tomar leite,pois azedava o leite e dava diarréia.

Nós crescemos e, vimos que não é nada disso, que elas nos ensinavam o que as mães,as avós, passavam para elas. Então, eu tinha medo,obedecia ali à risca!!! Teve um dia que eu comi melancia,tomei leite,chupei manga, fiquei apavorada!!! Gente, sério,eu pensei que fosse morrer, medo mata,sabiam??Não me aconteceu nada,dor nenhuma,mas eu escrevi um bilhetinho assim:

Mamãe, eu morrí, pois fiz uma salada e misturei tudo. Comi melancia,chupei manga e tomei leite.

Até hoje , eu me lembro desse episódio e dou boas risadas.Minha mãe continua ainda com algumas manias,mas eu tomo banho após o almoço,lavo cabeça, etc…

Agora, depois disso tudo eu vou falar igual ao Petrúchio da novela o Cravo e a Rosa:

 photo a77cf637520e146a2bcf03edee5c5e7030e449f3.jpg

Arre, égua!

O que, que é , que você tem medo?

*** E você, têm algum medo incutido em sua cabeça na infância?? Conte aqui, clique em COMENTE AQUI, e deixe a sua história. Eu vou adorar saber.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





gravatar
Aline
novembro 27th, 2013 às 21:42

1

Sim, essas histórias são passadas de geração em geração…minha vó fala que não podemos deixar chinelo virado pra baixo senão a mãe morre…

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Aline, [oh] [roda] [anima] [HAHA] [HAHA] [HAHA] Minha mãe,falava isso também!!! [clap] [clap] Obrigada, por vir aqui me alegrar com sua visitinha.Minha filha do coração!!! [kiss] [kiss] [kiss] [kiss]

Responder

Aline Respondeu:

@Sonia Regly, de nada [fro]

Responder

gravatar
Maria Marçal
novembro 27th, 2013 às 21:46

2

É mesmo… e havia ainda o respeito pelo que a mãe pregava! Hoje sabemos que TALVEZ tudo seja crendices, mas na dúvida… ainda se fica com o pé atrás.
Grande beijo, amiga
Maria Marçal – RS

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Maria Marçal, [pais] [dance] Maria, quando eu me lembro que, entrei no banheiro e escrevi o tal bilhetinho, com medo de morrer, eu dou boas gargalhadas!! HOJE eu acho graça,mas na época eu morria de medo. [HAHA] [HAHA] [^^] [^^] [^^]

Responder

gravatar
novembro 27th, 2013 às 21:47

3

Sonia,

Eu sempre ouvi muitas coisas e nunca dei bola. Penso que se não nos importamos, não atraimos.

Quando criança, acho que eu era hiperativa, acabava de almoçar e virava cambalhotas, etc…. meu pai ria, dizia que estava alimentando o cérebro! hahahahah

bjs

Responder

gravatar
Paulo Henrique
novembro 27th, 2013 às 21:48

4

É verdade. Mas, lá em casa, por exemplo, meus pais foram muito sábios e nunca alimentaram medos na gente. Medo de bicho papão, assombração e nem mesmo de Deus. Muita gente tem medo de Deus porque seus pais não assumiram o papel dos que decidiam o que seria bom ou ruim e transferiam a responsabilidade para Deus. “Deus está olhando, cuidado” e não “Papai e mamãe não querem que você faça assim. Eu estou lhe vendo e não quero que você aja dessa maneira”. Nosso medos tem mesmo muito a ver com nossa orientação na infância.

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Paulo Henrique, É verdade Paulo Henrique!! Tinha essa história também, de que Deus castiga, Ele está te vendo.Você descreveu muito bem.Obrigada por vir aqui. [clap] [clap] [clap] Um bweijão na esposa e nas crianças. [anima] [anima] [anima] [^^] [^^]

Responder

Paulo Henrique Respondeu:

@Sonia Regly, Foi um prazer!!! [=)]

Responder

gravatar
Pr. Denivan S olivbeira
novembro 27th, 2013 às 22:01

5

Olá Sonia!!!
É com imenso prazer que leio seu blog, sempre com mensagens e comentários que valem a pena refletir.
Sobre este postado aqui, lembrei-me de um pequeno texto, postado pelo Pr. Israel Belo de Azevedo, em seu site “Prazer da Palavra”, onde ele fala sobre “O MEDO E A FÉ”. Achei interessante trazê-lo para reflexão daqueles que visitam a sua página e, também, se deliciam com seus textos.
Veja o que diz o Pr. Israel:
“O MEDO E A FÉ”
O medo vê o perigo e congela.
A fé vê o perigo e se aquece.
O medo imagina o perigo e vê.
A fé imagina o perigo e espera.
O medo encontra o perigo e desespera.
A fé encontra o perigo e ora.
O medo em face do perigo duvida.
A fé à beira do perigo crê.
O medo diante do perigo não vê saída.
A fé à margem do perigo olha para cima.
O medo perto do perigo desiste.
A fé perto do perigo se anima.
O medo na hora da adversidade foge
A fé no tempo do problema enfrenta.
O medo é mentira.
A fé é verdade.
O medo é do diabo.
A fé é de Deus.
Obrigado SONIA por mais esta oportunidade que temos de realmente fazer valer a nossa FÉ e a colocarmos na dianteira da nossa vida em face dos MEDOS que nos sobrevêm.
A PAZ DO SENHOR JESUS!!!

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Pr. Denivan S olivbeira, [pais] [pais] Pastor Denivan,

Seus comentários,enriquecem e acrescentam sempre! [clap] [clap] Obrigada por vir aqui, nos deixar esse excelente comentário,que fecha com chave de ouro essa postagem. [clap] [clap]
Esses medos que descrevo aqui, era quando eu era pequena.Hoje,sei e confio que Deus tem o controle de tudo e, que ELE cuida de nós de um modo todo especial. Quando o diabo,quer me colocar o medo ,eu clamo o Sangue de Jesus, e JESUS, joga fora todo o medo!! Aleluias!!! [pais] [pais] [pais]

Responder

Pr. Denivan S olivbeira Respondeu:

É verdade Irmã Sonia. Lembro também dos meus MEDOS INFANTIS. Aliás, sobre o que você postou, muitas vezes fiquei amedrontado com a questão da MANGA associada ao LEITE, banho depois do almoço, deixar o chinelo virado… E por aí vai.
Usei o texto do Pr. Israel por achá-lo realmente interessante, mas é importante que olhemos o MEDO também a partir de uma perspectiva POSITIVA.
Há, pelo menos, três lições que o medo nos ensina:
1ª) Não devemos nos culpar por sentir medo!
Se começarmos a nos culpar por estarmos sentindo medo, isso só agravará o problema, porque além do medo estará incluindo o peso do sentimento de culpa, que é altamente destrutivo, muito mais que o próprio medo.
Não devemos nos culpar por sentir medo; aliás, todos os seres humanos sentem medo, inclusive aqueles que demonstram ser destemidos. Devemos nos lembrar sempre dessa verdade essencial: Corajoso não é quem não tem medo, corajoso é quem segue em frente apesar do medo.
A coragem não é a ausência do medo, mas a disposição de não permitir que ele nos impeça de caminhar.
2ª) Sentir medo é bom e importante
O medo nos conduz a uma atitude de respeito e atenção diante dos desafios da vida. Na ausência do medo, nossos antepassados não teriam fugido dos predadores e a humanidade poderia estar extinta. O medo é um sentimento que busca nos preservar e nos conduzir a uma posição mais segura. O medo deve ser um sinal de atenção e cuidado, nunca de desistência. Desistir é entregar-se passivamente, sem direito à luta!
Não devemos nos deixar dominar pelo medo; aliás, eu diria que nada nos domina sem a nossa permissão.
3ª) Meu medo é natural ou já virou doença?
O medo se torna patológico quando começa a se manifestar fora de hora e sem propósito. Pensemos em um sistema de alarme contra incêndios: Se houver um princípio de incêndio e ele não disparar, não serve para nada e nos expõe ao risco; mas, se ele disparar por causa da fumaça de um bife na frigideira, por exemplo, também estará com defeito. Esse alarme só deveria disparar em risco real de incêndio. O mesmo acontece com o medo. Ele é um alarme fundamental em nossa vida, mas não pode disparar a todo instante e por questões que não coloquem verdadeiramente em risco nossa segurança.
O MEDO É IMPORTANTE, PORQUE O SEU MECANISMO FISIOLÓGICO É QUE NOS COLOCA NA POSIÇÃO DE LUTA (ENFRENTAÇÃO) OU FUGA. Precisamos disso para a nossa própria sobrevivência.

Responder

Sonia Regly Respondeu:

@Pr. Denivan S olivbeira, [pais] [pula] [pula] Obrigada, vou fazer uma postagem exclusiva,colocando os melhores comentários e, os seus, com certeza estarão incluídos.Muito obrigada!!!




[starr] [star] [ss] [sjg] [sapo] [roda] [pula] [pu] [pig] [pais] [ooO] [oh] [oO] [o08] [nho] [meda] [make] [lua] [love u] [lip] [kiss] [ilo] [heartt] [heart] [hap] [godi] [fro] [fant] [eat] [domuu] [domo] [dance] [cupc] [cup] [cooo] [cool] [com] [clap] [cav] [cake] [brilha] [bowww] [blis] [be] [bd] [bad] [assob] [arranca] [anima] [angel] [_)] [^^] [HAHA] [=Ps] [=M] [=)] [:S] [:D:D] [::(] [!] [!!!] (: